Pular para o conteúdo principal

A História da Cabeleira: Rupturas, Mudanças e Tendências atuais. Lidiana Justo


    Gosto de observar os comportamentos e aprender, convivendo com os meus queridos pré-adolescentes e adolescentes, além de adultos que acham que são adolescentes humm...
Perceberam a Juba do Leão? E o topetinho charmoso  do Elvis? O cabelinho de cuia dos Beatles? Ahh.. Tem a excêntrica Amy Winehouse? Eu prefiro os meus, rsrs...
     Tendo como musos (pode? Ah...) e musas inspiradoras, meus alunos e jovens no geral. Procurei atentar, para a nova onda Moicana do momento, Emo e misturas loucas e psicodélicas de cores, uau!! Vocês são demais!
     O historiador Marc Bloch  definiu a História como ciência que estuda a presença do homem na terra. Concordo com o cara, e trago os cabelos do homem, como objeto de curiosidade e investigação deste estudo. Se observarmos, ao longo da historia os cabelos, sempre foram objeto de grande atenção.
Não acreditas?.

Então veja:

·        Sansão por exemplo, um Gezireu, guardava poderes nas suas longas madeixas que sob hipótese alguma, poderia ser cortada sob pena de extinguir seus poderes.
·        A deusa grega,Vênus, usava suas longas madeixas para cobrir sua nudez.
·        Os romanos costumavam pelar sem dó e sem piedade os cabelos de seus prisioneiros de Guerra, escravos, enfim...
·        Na Idade Média, a igreja proibia as mulheres entrarem nas igrejas com seus cabelos soltos. Ué, qual o problema? Será que eles sabiam que os charmes das longas cabeleiras poderiam tiram atenção dos fiéis à hora da Liturgia? Humm...
·        Mas os nobres, tanto homens quanto mulheres, usavam aquelas peruconas extravagantes e brancas, lembram do filme Maria Antonieta?



·         O rei-sol Luís XIV adoraaava exibir-se com seus pomposos perucões. Não riam, há gosto para tudo!! Isso na  época era chic, sinônimo de charme e poder. Quem topa? Mas nos anos 60, uma onda efervescente atingiu a cultura global. Mudanças  que podem ser estudadas através do movimento feminista, negro, homossexual, estudantil, enfim, quero mostrar que o  estudo sobre os cabelos da época, podem ser reveladores do espírito de rebeldia e contestações contra os conservadores. 


  Veja o Black Power, uma moita gigante de afirmação da negritude, surgiu lá nas terrinhas de Tio Sam, e  tinha que ter muita atitude para usar e ousar.  O Jimes Hedrix, e aqui no Brasil, Tony Tornado, simplesmente ao adotar o estilo, influenciaram e divulgaram o orgulho da cor Negra ou Poder Negro.
   Os Hippies,  então, nem se fala... Adotaram um estilão alternativo com o slogan: Paz e Amor!! Ah... Eles gostavam da cabeleira longa com alguns enfeites,  faixas e flores, algo que  fosse bem natureba.

   Talvez vcs estejam se perguntando:  Pow, que que isso tem a ver? Gentennn... Nos anos 30, 40, 50, os cabelos eram bem certinhos, o que revela também a época tradicional. Mas, depois da Segunda Guerra Mundial, mudou muita coisa!!
  Os jovens resolveram se expressar através de atitudes aparentemente simples, como romper com aquela coisa certinha, de décadas conservadoras. E, nada melhor do que ousar nos cabelos e nas roupas, o lance era fugir do convencional. De tudo que parecesse conservador.

   Nos anos 70, vieram cortes mais ousados como o Punk e o Rastafári, este, particularmente, remonta à figura mitológica de Bob Marley, e dizem por aí... que encontraram 7 tipos de piolhos em seu cabelo. Mas brincadeiras  à parte, vocês sabiam que aqueles dreads, eram uma forma de contestação e protestos, aos padrões de beleza branca? Eram, como se diziam: “para açoitar os racistas brancos”, ditado da época. 

O estilo Punk, foi usado por jovens rebeldes, que na verdade fizeram uma releitura do Moicano.

  Atualmente, em tempos de Globalização, não se sabe ao certo o que se está na moda, o que vejo são releituras dos estilos antigos. 

Na sala de aula, temos algumas figuram ousando, rsrs... quem são eles? Tem o Eliab, que é marrento mas tá passando horas no espelho, caprichando no Moicano. E o Pedrinho? Esse ano, ele chegou todo style, o Josielho tem caprichado mais, tentou uns Moicanos, mas não combinou muito!! E o Chiquinho? Ele parece que ainda não aderiu.
  As cores dos cabelos variam conforme as estações do ano, humor, dia útil, influências, rosa Pink, azul escuro, vermelho mais que intenso, até laranja já vi!!


  Em tempos de fluidez, tem adolescentes que se dizem rockeiros, depois migra para o Emo, depois resolvem ser Hippie, ou quem sabe ser ele mesmo. Vá entender essa "thurminha".
  Percebo que para se afirmar numa turma, é preciso se descaracterizar, é louco, mas entendo. Só acho que original é ser você mesmo, ok?.
Queria falar mais, mas se vcs conseguiram ler tudo isso, tá de bom tamanho. Afinal, isso aqui não é um trabalho acadêmico. 

Bjss, bjss e cheiros da tia!!


Comentários

Hérica Santana disse…
hehe!
"Além de adultos que se acham adolescentes hummmmmm!!!" me parece com uma peçoinha q conheço!!! L.J.. hehehe!!! (T.D)huahua!!!


"Na sala de aula, temos algumas figuram ousando, rsrs... quem são eles? Tem o Eliab, que é marrento mas tá passando horas no espelho, caprichando no Moicano. E o Pedrinho? Esse ano, ele chegou todo style, o Josielho tem caprichado mais, tentou uns Moicanos, mas não combinou muito!! E o Chiquinho? Ele parece que ainda não aderiu."

Observadora vc heim!? hehe
deixa eu fazer minha pergunta...

pq essa postagem...?
"A História da Cabeleira: Rupturas, Mudanças e Tendências atuais. Lidiana Justo"

os visuais do jovens te agrada?(Foi isso q percebi)
hehehe...
Tente observar as mudanças culturais ao longo da história, o visual, é apenas um canal.
O texto está muito além disso aí, babyzinha!!
leia e interprete-o. Xerooo
Unknown disse…
O texto foi bem específico, e demonstrou de uma forma minuciosa e abrangente, às mudanças que sucederam e marcaram décadas anteriores.
Podemos perceber as rupturas e transformações experimentadas pela cultura global,e a análise de tendencias como estas que vc falou, apenas facilitou o tratamento de uma temática por demais complexa, taí... conectar o cabelo e contextualizá-lo dentro das mudanças político-cultural e antropológica!! Gostei:)
elaine disse…
gostei do Blog interessante..
Hérica Santana disse…
hehehehe!!!
OBS: peço desculpas, pois meus neurônios estavam com preguiça de pensar! kkkkk!

seu pedido é uma ordem titxia didiana!
hehe.. interpretar o TEXTO!>>>>

Na verdade, durante os anos 30,40,50,60,70... como vc comentou no texto acima!"os cabelos eram bem certinhos!"
kkkkkkkkkkkkk..
e ridiculossssssssssssss!!! claroo.. kkkkkkk
o texto comprova ao longo da historia, como se fosse, a linha do tempo...rsrsrs
botando em conta, varias transformação em varias décadas...


hj em dia... certamente... tudo q se faz pode virar moda!!! ta ai oo proooo... né?

rsrs
ta ai!! gostei.. rsrsrs...
proximo assunto do meu blog... "ning" vai ser....>>>> A GLOBALIZAÇÂO DOS CABELOS NA LINHA DO TEMPO!
gostou!?
poxa, vou anotar a sugestão!!
bjuss
Unknown disse…
auhauhauh, desse assunto eu entendo!!!kkkkkkkkkkkkkk
então Clea, fala aé!!
suas experiências, auhauh...
Irmão Diego disse…
E aí fessora voltei viu sentiu falta d mim?Ñ eu sabia nem notou minha falta kkkkk.Bom brincadeiras a parte eu vou dar meu pitaco como sempre amostrado.Eu aprendi a ter 1 novo conceito dpois deste texto aprendi q kblos tbm é história e olha só eu vivo em torno d pssoas q os kblos são seu meio d vda por exemplo my mother q é cabeleireira é muito interessante esse texto pq faz vc meditar melhor q até koisas q vc nunca imaginava q fosse história é história,parabéns pela sua belissima visão aguçada!!!!!!!!!!!A paz do Senhor
Francisco disse…
Professora esse texto e muito legal porque ele conta a história do cabelo que as pessoas pensam que e so pra dar beleza mais dentro disso também tem história ,porque o cabelo sempre vem mudando, antigamente eles usavam perucas de todos os jeitos encaracolados,lisos e os famosos cabelos black power aqueles calelos que pareciam juba de leão, hoje em dia a moda é o corte moicano que começou atravez de um famosso que todo mundo viu e como todos sabem tudo o que os artitas usam e fazem no cabelo no corpo,etc, no mundo vira moda, na sala de aula mesmo tem um exemplo de como a moda pega...
Muito bem meu chiquinho querido!!
gostei da sua leitura, mas qm é mesmo o camarada que entrou na moda moicana, heimm...rsrs
xero!!
Tarcísio disse…
Gostei muito do texto sobre a cabeleira do povo, tem gosto para tudo a senhora tinha coragem de incarar a rua com desse cortes malucos imagina so !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Adinalzir disse…
Olá, Professora! É a tia da Hérica Santana?

Rsrs... Meus parabéns pelo blog e pela bela e inteligente sobrinha. Deixe o seu voto lá no meu blog. Eu já virei um seguidor do seu!

Um grande abraço, :-D

Postagens mais visitadas deste blog

Anayde Beiriz “olhos de pantera dormente” (Lidiana Justo)

     Ao longo da história, vimos surgir grandes vultos femininos que deixaram seu legado de luta, de ruptura, de desafios à moral machista e burguesa. Seja na luta pelo voto feminino, em um corte de cabelo, no uso de uma minissaia ou por recusar-se a não se casar, ter filhos, enfim, atitudes aparentemente simples, mas que repercutiram no tempo delas.    Anayde Beiriz nasceu na Parahyba, no dia 18 de fevereiro de 1905. Terminou seus estudos na Escola Normal, e participou em 1925 de um concurso de beleza patrocinado pelo Correio da Manhã e lecionou em Cabedelo, numa aldeia de pescadores.    Foi uma mulher que quebrou tabus na provinciana cidade parahybana, professora, poetisa, uma mente brilhante e inquieta. Usava cabelos curtos a La garçonne , pintava suas madeixas, usava batom, fumava... Em uma época na qual as mulheres de "recato" não podiam sair às ruas, ela ousava e saia sozinha, sem acompanhantes e,  para completar, usava roupas provocantes e decotadas. Uma moça muito at

A mobilete Poderosa, do Eliab... xiii hoje rendeu, viu!!

Hoje, na aula, percebi que a turma tava que tava!! Todo mundo aprovou enquete, parabéns ao mestre Chiquinho e ao mestre Josielho, que, por sinal, estão ganhado em disparada. De acordo com os votantes, estes são os mais participativos das aulas de história. Bom, acho que todos, inclusive as meninas conversadoras, rsrs... elas são e participativas,mas, vez por outra, tenho que dizer:  Acorda, Rafinha!! Presta atenção Deysilane ou Deysilene  as gêmeas que nunca sei quem é quem!! Ou meninas, desencosta da parede, parecem caranguejos!!  Nossa, vocês são muito especiais, apesar das minhas broncas necessárias, hein?! Parece que hoje Josielho, hoje, estava falando coisa com coisa. Ei menino, o que aconteceu, hein? Xiii... o Edberto zoou e tudo, esse Betinho, caladinho e vergonhoso, sai com cada uma. A Rafa, foi intimada para sentar-se pertinho da Profa. quero só ver se ela vai mimi, ou ficar nas revistinhas de horóscopo, nã... O Pedrinho quis ficar no fundão, humm... nem pense nisso viu