Pular para o conteúdo principal

A ESCOLA É UM ESPAÇO DE DIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÃO DA GENTE NEGRA NA CULTURA BRASILEIRA

                                              


     Neste dia 20 de novembro celebramos o “Dia da Consciência Negra”, trata-se de uma data importante em nosso calendário por buscar promover a conscientização sobre a importância da gente negra na formação da sociedade brasileira em seus mais variados aspectos, seja no campo das artes, língua, religião, costumes, economia e indústria.
A data faz referência ao líder quilombola Zumbi dos Palmares, este que foi morto em 20 de novembro de 1695 pelos bandeirantes. Em um período marcado pela escravidão, os quilombos representavam espaços de resistência à opressão escravagista. De forma que a morte de Zumbi dos Palmares, pela sua significação histórica, acabou sendo reivindicada pelo movimento negro na década de 1970 como uma data para lembrar a luta e resistência dos negros que foram escravizados no Brasil, tomando a figura de Zumbi dos Palmares como a personificação da resistência à escravidão.

O legado africano na sociedade brasileira é incontestável. E podemos percebê-lo, por exemplo, em nosso vocabulário. As línguas africanas misturaram-se ao português e nos trouxeram palavras como: Oxalá, Ogum, maribondo, canjica, cachaça, quiabo, jiló, dentre outras. Na música, o samba; na dança, o batuque, ambos, ritmados pelos tambores que acompanhavam as divertidas festas dos negros no Brasil. Não podemos esquecer da capoeira, uma luta que envolve também a dança. Ela que representa a resistência escrava no Brasil colonial e que, em 2014, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Disponível em: https://terravistabrasil.com.br/samba/. Acesso: 19/11/23.

E não esqueçamos da rica gastronomia brasileira, onde encontramos diversos elementos da cultura africana. E isso se deve ao fato de que os escravizados tiveram que adaptar ingredientes presentes no Brasil à sua culinária, e foi misturando os temperos europeus e indígenas que eles reinventaram e introduziram novos ingredientes, os quais, deram origem à denominada culinária afro-brasileira.
Pratos como o vatapá, acarajé, mungunzá, cocada, feijoada, cuscuz, alimentos como quiabo, inhame, jiló, dedê, banana, cará, dentre outros, são iguarias da exuberante culinária afro-brasileira. Mas a feijoada, que teve sua origem nas senzalas, destaca-se como o prato mais atrativo da culinária nacional, os escravizados utilizavam as sobras das carnes dos senhores, aproveitando os pés e orelhas do animal e o feijão preto, cozinhavam a iguaria em grandes caldeirões compartilhando-a com os pares.


    Outro aspecto da contribuição do povo africano diz respeito à sua religiosidade,  ela que foi proibida pelos colonizadores portugueses de maneira que, muitos africanos, no sentido de driblar os senhores, associavam os seus deuses aos santos católicos, em total sincretismo religioso- Ogum seria São Jorge; São Pedro, Xangô; Nossa Senhora da Conceição, Iemanjá. Esse sincretismo religioso fazia parte da resistência dos escravizados, os quais, fingiam adorar os santos católicos quando na verdade estavam cultuando seus deuses. O candomblé e a umbanda são religiões que possuem diversos adeptos no Brasil, ambas de matriz africana.
     A presença africana apresenta-se também nas artes, dança, música, artesanato, ritos sagrados, pinturas, bem como nas técnicas medicinais.

E é por tudo isso que celebramos a contribuição africana na sociedade brasileira e convidamos todos a refletirem sobre a história da gente negra daqui e de além mar, homens e mulheres negras, muitos dos quais, reis e rainhas em sua terra natal, mas que foram escravizados (as) em território brasileiro. Mesmo assim, resistiram, lutaram e não aceitaram passivamente a condição de escravizados.
      Este dia é um dia para refletirmos sobre a existência do racismo, tendo em vista que a sociedade brasileira foi estruturada na escravidão de pessoas negras e também de indígenas. Isso desembocou na discriminação racial de pessoas descendentes de antepassados que foram escravizados pelo colonizador europeus.
Sabemos que a educação é o caminho para alcançarmos a superação do racismo, adotar uma postura antirracista é dever de todos nós, e você pode fazer isso no cotidiano escolar, não aceitando piadas raciais, evitando expressões preconceituosas, pode também reconhecer que o racismo é uma realidade em nossa sociedade e denunciá-lo.
A nossa escola é um lugar onde deve imperar a diversidade das cores, pois não há espaço para discriminação. Que no dia de hoje possamos refletir sobre nossas práticas cotidianas para podermos construir uma sociedade livre de preconceitos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anayde Beiriz “olhos de pantera dormente” (Lidiana Justo)

     Ao longo da história, vimos surgir grandes vultos femininos que deixaram seu legado de luta, de ruptura, de desafios à moral machista e burguesa. Seja na luta pelo voto feminino, em um corte de cabelo, no uso de uma minissaia ou por recusar-se a não se casar, ter filhos, enfim, atitudes aparentemente simples, mas que repercutiram no tempo delas.    Anayde Beiriz nasceu na Parahyba, no dia 18 de fevereiro de 1905. Terminou seus estudos na Escola Normal, e participou em 1925 de um concurso de beleza patrocinado pelo Correio da Manhã e lecionou em Cabedelo, numa aldeia de pescadores.    Foi uma mulher que quebrou tabus na provinciana cidade parahybana, professora, poetisa, uma mente brilhante e inquieta. Usava cabelos curtos a La garçonne , pintava suas madeixas, usava batom, fumava... Em uma época na qual as mulheres de "recato" não podiam sair às ruas, ela ousava e saia sozinha, sem acompanhantes e,  para completar, usava roupas provocantes e decotadas. Uma moça muito at

A História da Cabeleira: Rupturas, Mudanças e Tendências atuais. Lidiana Justo

    Gosto de observar os comportamentos e aprender, convivendo com os meus queridos pré-adolescentes e adolescentes, além de adultos que acham que são adolescentes humm... Perceberam a Juba do Leão? E o topetinho charmoso   do Elvis? O cabelinho de cuia dos Beatles? Ahh.. Tem a excêntrica Amy Winehouse? Eu prefiro os meus, rsrs...      Tendo como musos (pode? Ah...) e musas inspiradoras, meus alunos e jovens no geral. Procurei atentar, para a nova onda Moicana do momento, Emo e misturas loucas e psicodélicas de cores, uau!! Vocês são demais!      O historiador Marc Bloch  definiu a História como ciência que estuda a presença do homem na terra. Concordo com o cara, e trago os cabelos do homem, como objeto de curiosidade e investigação deste estudo. Se observarmos, ao longo da historia os cabelos, sempre foram objeto de grande atenção. Não acreditas?. Então veja: ·         Sansão por exemplo, um Gezireu, guardava poderes nas suas longas madeixas que sob hipótese alguma, poderi

A mobilete Poderosa, do Eliab... xiii hoje rendeu, viu!!

Hoje, na aula, percebi que a turma tava que tava!! Todo mundo aprovou enquete, parabéns ao mestre Chiquinho e ao mestre Josielho, que, por sinal, estão ganhado em disparada. De acordo com os votantes, estes são os mais participativos das aulas de história. Bom, acho que todos, inclusive as meninas conversadoras, rsrs... elas são e participativas,mas, vez por outra, tenho que dizer:  Acorda, Rafinha!! Presta atenção Deysilane ou Deysilene  as gêmeas que nunca sei quem é quem!! Ou meninas, desencosta da parede, parecem caranguejos!!  Nossa, vocês são muito especiais, apesar das minhas broncas necessárias, hein?! Parece que hoje Josielho, hoje, estava falando coisa com coisa. Ei menino, o que aconteceu, hein? Xiii... o Edberto zoou e tudo, esse Betinho, caladinho e vergonhoso, sai com cada uma. A Rafa, foi intimada para sentar-se pertinho da Profa. quero só ver se ela vai mimi, ou ficar nas revistinhas de horóscopo, nã... O Pedrinho quis ficar no fundão, humm... nem pense nisso viu