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O LORÁX: EM BUSCA DA TRÚFULA PERDIDA

 


A animação “O Lórax: em busca da Trúfula perdida” foi exibida para os alunos dos sextos anos da E.E.E.F. José Mariano, no dia 5 de junho, data na qual celebramos o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. A atividade teve a participação dos (as) professores (as) de História, Geografia, Matemática, Português e Educação Física, e foi coordenada pela professora Elisângela Santos que ministra aulas de Ciências e Práticas Experimentais na referida instituição.

Com uma linguagem voltada para o público infanto-juvenil, a animação tocou em temas profundos e inquietantes que envolvem a relação do homem com o meio ambiente, mostrando o ecocídio e sua naturalização pelos habitantes da cidade artificial de Thneedville. A história nos confronta a respeito dos males existentes na sociedade capitalista, onde o desenvolvimento não sustentável pode levar a problemas de proporções globais, como a destruição da biodiversidade no planeta.

A cidade de Thneedville, era um “lugar feito de plástico”, “sem natureza” e “árvores a crescer”, com mansões e carros tecnológicos. Seus habitantes viviam em uma bolha social, inertes, não percebiam que suas vontades/ações eram manipuladas pelo Sr. O’Hare, a alienação era tão grande que consideravam a cidade artificial fantástica.

Até que um dia o jovem Ted, motivado pela sua paixão por Aubrey, decidiu conseguir para a amada uma árvore de verdade, tendo em vista que tudo em volta era artificial. Em sua caminhada fora dos “muros” da cidade, Ted se deparou com um cenário devastador- esgotos lançados nos rios, poluição e desmatamento.

Tudo isso reflexo das ações nefastas do capitalismo, a ganância pelo lucro, o crescimento desenfreado e a busca incessante pelo sucesso, mostrados em ações como a de Umavez-Ildo, responsável pela destruição das Trúfulas, trouxeram como consequência a devastação do meio ambiente. E, mesmo com todas as advertências de o Lórax, o ganancioso Umavez-Ildo, quebrara sua promessa, pois nutria a ambição de riqueza para afirmar-se socialmente perante seus parentes.

No decorrer da animação somos levados a perceber que o capitalismo, em sua versão selvagem, pode ser percebido no marketing da empresa do Sr. O´Hare. Segundo o marketing da empresa, os lucros do Sr. O´Hare aumentariam ainda mais com o engarrafamento de ar puro em garrafas de plásticos, as mesmas seriam vendidas aos manipuláveis habitantes da cidade. Uma vez que eles sentissem a necessidade de comprar as garrafas, a produção aumentaria, o descarte do plástico também e o ar ficaria ainda mais poluído, este ciclo permitiria o sucesso de vendas.

Mas, uma reviravolta aconteceu, os diálogos estabelecidos entre Ted e o personagem UmaVez-Ildo (em sua fase madura e arrependido de suas más ações), levou Ted a uma bela jornada de conhecimento a respeito das consequências das ações do homem sobre o meio ambiente. E, finalmente, ele conseguiu levar para a cidade de Thneedville a semente da Trúfula perdida. É certo que ganhava com isso o coração da amada, mas essa intenção, ao longo da trama, acabou se tornando secundária, diante da missão que ele se viu investido- recuperar a natureza e levar luz para a população de sua cidade, aprisionada dentro de uma caverna, como diria Platão, e manipulada pela sombra do marketing do Sr. O’Hare.

A semente da Trúfula parecia guardar um segredo, ela era a conexão entre o ser humano e a natureza, outrora perdida por causa da ganância e desrespeito ao meio ambiente. A árvore foi plantada, a artificialidade da cidade ganhou vida, os habitantes tomaram entendimento do seu lugar no mundo e, neste novo mundo, não haveria espaço para indivíduos manipuladores gananciosos como o Sr. O’Hare.

Dito isto, arriscamos dizer, sem medo de errar, que a animação “O Lórax: em busca da Trúfula perdida” acabou sendo um convite para que alunos, professores e todos que fazem parte da comunidade escolar tornem-se guardiões vigilantes do meio ambiente.

E as crianças, público alvo do projeto, como nos disse Andrés Gianni “são excelentes multiplicadoras dos conceitos socioambientais porque carregam ainda consigo o ímpeto por justiça e a ideia de um mundo mais simples, natural e fraterno que muitos adultos já esqueceram”.

As sementes de esperança estão em nossas mãos.

 

 




Fontes consultadas:
a) Filme
O LORAX EM BUSCA DA TRÚFULA PERDIDA – Filme Dublado. Universal Studio. 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pTcX9FrgsZU. Acesso em: 5 de Junho de 2024.
  
 b) Artigos
CRUZ, Victória Regina da Silva; SILVA, Maria Jaqueline Oliveira da; SILVA, Vitor Alfredo de Santana. As faces do capitalismo e consumo: a utilização do filme “O Lorax em busca da Trúfula perdida” como recurso didático para a educação ambiental. CONEDU- IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. João Pessoa-PB, 2023, p.1-11.
HOPPE, Bárbara Chiodini Axt. Educomunicação: um estudo do desenho do Dr. Seuss- O Lorax- em busca da Trúfula perdida- metáfora do aproximar homem e natureza. 4 CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E CONTEMPORANEIDADE. 8 a 10 de novembro de 2017, Santa Maria-RS. p. 1-14.






Comentários

Anônimo disse…
Estava procurando uma reflexão sobre o filme, parabéns pela análise. Tenho certeza que os alunos adoraram assistir.

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