Pular para o conteúdo principal

Tricotando sobre o livro, "Mulheres de Cabul", de Harriet Logan.




Eu, de fato, tenho uma louca paixão em descobrir o mundo das mulheres afegãs.
Um livro interessante que gostei muito foi "Mulheres de Cabul", ganhei de presente de uma aluna muito especial, Hérica Santana.  Traz depoimentos comoventes das mulheres que vivem debaixo do véu.
Não quero lançar aqui uma visão maniqueísta, do tipo- "coitadinhas, elas vivem sob um regime que as oprimiam, elas usam o véu por causa dos religiosos fanáticos".

Sei que estudos recentes, trazem o outro lado, o daquelas mulheres que usam o véu, não como vergonha,
mas como algo que faz parte de suas identidades e acho fantástico e plausível.

Enfim,  a jornalista Harriet Logan, é fantástica!! Ela nos conduz a uma viagem ao Afeganistão que na época estava sob domínio dos Talibãs.

Gente, vocês precisam ler este livro, só para se ter uma ideia,
o Talebã foi um regime radical que tomou o poder naquele país e estabeleceu uma série de regras, dentre elas: não jogar pipas, não ouvir músicas, o homem não podia fazer a barba e as mulheres só poderiam sair de suas casas com a Burka.

Imagina o desconforto em ter que usar essa indumentária, naquele calorão e, o pior, ter vedada a parte dos olhos, isso mesmo! A Burka possui uma espécie de viseira e as mulheres obrigadas a usá-la só conseguem enxergar com precisão o que está à sua frente.


O que chama atenção no livro, são os depoimentos de mulheres formadas, que se viram impedidas de exercerem suas profissões, devido ao machismo do regime. Mas, por outro lado, pode-se observar a resistência de mulheres que na clandestinidade colocavam seus filhos para estudar. 

No cenário assolador de Cabul, Harriet Logan registrou magistralmente, mulheres arrasadas, viúvas, mutiladas em todos os sentidos, fico imaginando como elas se encontram hoje, será que estão vivas? Será que seus filhos estão ao seu lado? Será que mudou alguma coisa, depois da queda do Talebã?.


São tantos serás... Espero que aquele país um dia consiga desfrutar da liberdade que nós desfrutamos, Paz ao Afeganistão!!                          


     Hoje eu quero paz de criança dormind0

E  abandono das flores se abrindo
Para enfeitar a noite do meu bem
Quero a alegria de um barco voltando
Quero ternura de mãos se encontrando
Para enfeitar a noite do meu bem
Ah! Eu quero o amor ... o amor mais profundo
Eu quero toda a beleza do mundo
Para enfeitar a noite do meu bem !

(Dolores Duran-1959)

Comentários

Hérica Santana disse…
uau! rsrs!
Na verdade, "Mulheres de Cabul" é mais que um livro, se vc prestar atenção, ele parece que conversa com o "LEITOR". Ele trás,
evidencias de um mundo completamente diferente, apesar de ser um livro "jornalístico" claro, existem fatos, que embora vivido em realidade, nos trás apenas uma grande MENSAGEM.
APRENDIZAGEM, VALOR, SABEDORIA e EDUCAÇÃO.
Isso mesmo, o livro é fantástico!!
E as fotografias então?!
bjks
Irmão Diego disse…
Hum! Gostei d+ dessa matéria fessora onde mostra realmente um lado totalmente oposto do q temos aki em nossa civilização, pois vemos o quanto as mulheres nakele país passam por adversidades a ponto de ñ serem aceitas em meio a sociedade. Vou lá abç, xerin

Postagens mais visitadas deste blog

Anayde Beiriz “olhos de pantera dormente” (Lidiana Justo)

     Ao longo da história, vimos surgir grandes vultos femininos que deixaram seu legado de luta, de ruptura, de desafios à moral machista e burguesa. Seja na luta pelo voto feminino, em um corte de cabelo, no uso de uma minissaia ou por recusar-se a não se casar, ter filhos, enfim, atitudes aparentemente simples, mas que repercutiram no tempo delas.    Anayde Beiriz nasceu na Parahyba, no dia 18 de fevereiro de 1905. Terminou seus estudos na Escola Normal, e participou em 1925 de um concurso de beleza patrocinado pelo Correio da Manhã e lecionou em Cabedelo, numa aldeia de pescadores.    Foi uma mulher que quebrou tabus na provinciana cidade parahybana, professora, poetisa, uma mente brilhante e inquieta. Usava cabelos curtos a La garçonne , pintava suas madeixas, usava batom, fumava... Em uma época na qual as mulheres de "recato" não podiam sair às ruas, ela ousava e saia sozinha, sem acompanhantes e,  para completar, usava roupas provocantes e decotadas. Uma moça muito at

A ESCOLA É UM ESPAÇO DE DIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÃO DA GENTE NEGRA NA CULTURA BRASILEIRA

                                               Disponível em:   https://ineib.com.br/ver/curso/pos-graduacao-historia-e-cultura-afro-brasileira/ .  Acesso: 19/11/23.      Neste dia 20 de novembro celebramos o “Dia da Consciência Negra”, trata-se de uma data importante em nosso calendário por buscar promover a conscientização   sobre a importância da gente negra na formação da sociedade brasileira em seus mais variados aspectos, seja no campo das artes, língua, religião, costumes, economia e indústria. A data faz referência ao líder quilombola Zumbi dos Palmares, este que foi morto em 20 de novembro de 1695 pelos bandeirantes. Em um período marcado pela escravidão, os quilombos representavam espaços de resistência à opressão escravagista. De forma que a morte de Zumbi dos Palmares, pela sua significação histórica, acabou sendo reivindicada pelo movimento negro na década de 1970 como uma data para lembrar a luta e resistência dos negros que foram escravizados no Brasil, tomando a figura

A História da Cabeleira: Rupturas, Mudanças e Tendências atuais. Lidiana Justo

    Gosto de observar os comportamentos e aprender, convivendo com os meus queridos pré-adolescentes e adolescentes, além de adultos que acham que são adolescentes humm... Perceberam a Juba do Leão? E o topetinho charmoso   do Elvis? O cabelinho de cuia dos Beatles? Ahh.. Tem a excêntrica Amy Winehouse? Eu prefiro os meus, rsrs...      Tendo como musos (pode? Ah...) e musas inspiradoras, meus alunos e jovens no geral. Procurei atentar, para a nova onda Moicana do momento, Emo e misturas loucas e psicodélicas de cores, uau!! Vocês são demais!      O historiador Marc Bloch  definiu a História como ciência que estuda a presença do homem na terra. Concordo com o cara, e trago os cabelos do homem, como objeto de curiosidade e investigação deste estudo. Se observarmos, ao longo da historia os cabelos, sempre foram objeto de grande atenção. Não acreditas?. Então veja: ·         Sansão por exemplo, um Gezireu, guardava poderes nas suas longas madeixas que sob hipótese alguma, poderi