Refletindo sobre a ascensão dos regimes totalitários, o fascismo, na Itália e o nazismo, na Alemanha, é importante conceituar o que vem a ser Totalitarismo.
O que quer dizer essa palavrinha, ou melhor esse palavrão? Esta foi a primeira indagação, feita aos alunos ilustres do nono ano, as gêmeas lindonas, ao Pedrinho, a Alcyele, a Sylmara, enfim, peguei todos de surpresa. É interessante quando eles dizem: " Professora, eu sei! só não sei falar!! isso acaba comigo, vcs são ótimos!
Então vamos deixar de enrolação, e vamos a definição: Totalitarismo pode ser resumido como um governo forte e autoritário, e para ser mais clara, tem uma frase do Duce, Mussoline, que diz assim: "Nada contra o Estado, nada acima do Estado, nada fora do Estado". Em linhas gerais, num regime totalitário o que prevalece é a vontade suprema do Estado, personificada na figura do governante.
Num regime totalitário a individualidade cede lugar à coletividade, o estado exerce controle total sobre as pessoas, reprimindo manisfestações contrárias à sua atuação, e perseguindo opositores.
A Itália saiu frustrada da 1 Guerra Mundial, pois não obteve nenhuma recompensa territorial, por ter ficado ao lado da Entente, e ainda havia o saldo da Guerra, que foi catastrófico no país, crises em cima de crises.
Nesse ínterim, avançava no país as ideias socialistas, da Revolução Russa, e em meio às convulsões políticas e sociais, foi fundado o partido Fascista, tendo à frente Mussolini, ex-combatente da Primeira Guerra Mundial, que à época recebeu apoio dos industriais, comerciantes e proprietários de terras(estes, temiam a implantação do regime socialista, advinhem só o porquê? medo das reformas que viriam, claro!!). O partido passou a ser financiado por esses figurões.
E algo que garantiu prestígio para o partido, foi que eles conseguiram evitar a greve de operários organizada pelos socialistas, em 1922.
A amostra de poder, pode ser demonstrada na "Marcha sobre Roma" exigindo a entrega do poder. Na ocasião 50.000 camisas-negras ocuparam a cidade sem o disparo de um tiro. Isso garantiu a Mussolini, a escalada política, pois sentindo-se pressinado, o rei o "convidou" para formar o governo.
Finalmente, em janeiro de 1925, Mussolini estabeleceu um regime autoritário, eliminando a oposição e reformando a Constituição, além disso, para complementar seu espírito nadinha democrático, ele extinguiu o Senado e a Câmara, portanto, deu-se início um regime onde o governante era autoridade inquestionável.
Ele perseguiu opositores, interferiu no sistema educacional, que passou a enaltecer a sua figura " Creio no gênio Mussolini", essa era a frase repitida pelas crianças na escola. Um mecanismo de controle e persuasão das massas, foi o rádio, ele falava ao povo, como um verdadeiro Duce.
Para compreender a ascensão do nazismo, na Alemanha, é importante relembrar a derrota da Alemanha na 1 Guerra Mundial, e a humilhação sofrida pelo Tratado de Versalhes, que entre outros pontos obrigava a nação alemã a pagar uma indenização aos países vencedores, além disso, ela ficava impedida de rearmar-se, essas medidas abalaram sobremaneira o nacionalismo do povo alemão.
De 1919 a 1933 é bom relembrar que a Alemanha era uma república, essa República de Weimar, tentou a todo custo salvar a nação economicamente, e quando finalmente as coisas começavam a entrar nos trilhos... a grande Bomba!! O crash de 1929, trazendo em sua esteira: fome, revolta, insatisfação, desemprego, esse caldeirão de angústias foi terreno propício para que chegasse ao poder o Partido Nacional-Socialista, tendo à frente Adolf Hitler.
Ele colocou-se como o "Salvador" do povo alemão, o regime defendia a "superioridade da raça ariana", o antissemitismo (ódio aos judeus, tornaram-se os bodes expiatórios da crise europeia), além da defesa de um "espaço vital", ou seja, conquista de territórios. Com relação a política expansionista alemã, é importante ressaltar que foi justamente esse expansionismo que deflagrou a Segunda Guerra Mundial.
Uma grande característica desses líderes, foi o seu carisma junto às massas. Nos comícios organizados pelos nazistas, eles apareciam uniformizados (perdia-se a individualidade e tornavam-se homens massa),usavam símbolos como a Àguia e a Suástica, uma espécie de cruz em movimento. Esses elementos estavam relacionadas de acordo com alguns estudiosos, à energia e à sexualidade(a Suástica, pode ser vista como um homem e uma mulher num ato sexual), psicologicamente exercia influência sobre as massas, que se excitavam com as aparições e discursos inflamados de seus líderes, e "respondiam aos discursos com palavras de ordem gritadas em uníssono"
Geralmente os comícios eram à noite, onde Hitller aparecia sob refletores, o que lhe conferia uma imagem mais grandiosa e sobrenatural, cantavam-se músicas, hinos oficiais acompanhados de fanfarras.
Uma coisa que surpreende até hoje, foram o uso de "prostitutas reprodutoras" para gerar descendentes arianos, de acordo com alguns pesquisadores, elas mantinham relações sexuais com os soldados alemães e geravam rebentos para o estado.
Com relação a instrução, as crianças alemãs foram submetidas a uma educação militarista, tanto física quanto moral, eram doutrinadas para serem o futuro da Alemanha.
O ensino de História por exemplo, falava do heroísmo do povo alemão, das conquistas dos "inimigos históricos", a Geografia mostrava os territórios e regiões que os nazistas consideravam do povo alemão. Os tentáculos do regime estenderam-se por diversas àreas, a educação foi um instrumento de divulgação e despertar do nacionalismo e do racismo.
A educação feminina, visava a preparação das garotas para serem mães e reprodutoras de filhos saudáveis e arianos Faziam atividades físicas, aprendiam a ler e escrever, tinham aulas sobre sexualidade. Isso com o objetivo de torná-las exímias em economia doméstica e boas geradoras de filhos arianos.
Os nazistas deram uma importância tamanha a gestação, e isso pode ser observado no tratamento que o estado dispensou às mães solteiras, o estado custeava sua subsistência(alimentação e aulas sobre gestação), em troca dessas benesses, ela deveriam entregar seus filhos ao movimento nazista alemão. Vemos aí, que antes mesmo do cidadão ser concebido, seu destino já estava traçado pelo regime.
E, como todo regime totalitário, vários mecanismos de controle foram utilizados para ludibriar às massas. O cinema nazista, por exemplo, é um material importante na análise da ideologia do regime. O Ministério da Propaganda, que na época tinha à frente Goebbels, divulgavam e exaltavam nos filmes a militância nazista entre a juventude. Eram comuns histórias sobre jovens, que teriam morrido nos confrontos contra os comunistas, estes, considerados inimigos em potencial do nazismo alemão.
Por volta dos anos 40, chegaram às telas do cinema alemão, filmes antijudaico, Judeu Eterno, com uma imagem estereotipada dos Judeus, taxando-os de ambiciosos e desumanos. Isso com o claro intuito de despertar no povo "ariano", o desprezo a essa categoria.
Havia ainda, comédias românticas e musicais, tudo com o intuito de expressar os costumes e o modo de vida alemão. O cinema é uma fonte imprecindível para a análise da ideologia desse regime.
É difícil compreender como líderes déspotas e maquivélicos como estes, chegaram ao poder com apoio de uma nação, por isso, é fucral para chegar a esta compreensão, fazer uma leitura do contexto histórico. Líderes Salvadores, costumam emergir em momentos de crise: política, econômica ou social, eles põem-se como o Messias/Redentor.
Fontes:
Projeto Araribá, obra coletiva, 2ed. São Paulo: Moderna, 2007.
http://fottus.com/pessoas/nazismo-100-imagens/
O que quer dizer essa palavrinha, ou melhor esse palavrão? Esta foi a primeira indagação, feita aos alunos ilustres do nono ano, as gêmeas lindonas, ao Pedrinho, a Alcyele, a Sylmara, enfim, peguei todos de surpresa. É interessante quando eles dizem: " Professora, eu sei! só não sei falar!! isso acaba comigo, vcs são ótimos!
Então vamos deixar de enrolação, e vamos a definição: Totalitarismo pode ser resumido como um governo forte e autoritário, e para ser mais clara, tem uma frase do Duce, Mussoline, que diz assim: "Nada contra o Estado, nada acima do Estado, nada fora do Estado". Em linhas gerais, num regime totalitário o que prevalece é a vontade suprema do Estado, personificada na figura do governante.
Num regime totalitário a individualidade cede lugar à coletividade, o estado exerce controle total sobre as pessoas, reprimindo manisfestações contrárias à sua atuação, e perseguindo opositores.
A Itália saiu frustrada da 1 Guerra Mundial, pois não obteve nenhuma recompensa territorial, por ter ficado ao lado da Entente, e ainda havia o saldo da Guerra, que foi catastrófico no país, crises em cima de crises.
Nesse ínterim, avançava no país as ideias socialistas, da Revolução Russa, e em meio às convulsões políticas e sociais, foi fundado o partido Fascista, tendo à frente Mussolini, ex-combatente da Primeira Guerra Mundial, que à época recebeu apoio dos industriais, comerciantes e proprietários de terras(estes, temiam a implantação do regime socialista, advinhem só o porquê? medo das reformas que viriam, claro!!). O partido passou a ser financiado por esses figurões.
E algo que garantiu prestígio para o partido, foi que eles conseguiram evitar a greve de operários organizada pelos socialistas, em 1922.
A amostra de poder, pode ser demonstrada na "Marcha sobre Roma" exigindo a entrega do poder. Na ocasião 50.000 camisas-negras ocuparam a cidade sem o disparo de um tiro. Isso garantiu a Mussolini, a escalada política, pois sentindo-se pressinado, o rei o "convidou" para formar o governo.
Finalmente, em janeiro de 1925, Mussolini estabeleceu um regime autoritário, eliminando a oposição e reformando a Constituição, além disso, para complementar seu espírito nadinha democrático, ele extinguiu o Senado e a Câmara, portanto, deu-se início um regime onde o governante era autoridade inquestionável.
Ele perseguiu opositores, interferiu no sistema educacional, que passou a enaltecer a sua figura " Creio no gênio Mussolini", essa era a frase repitida pelas crianças na escola. Um mecanismo de controle e persuasão das massas, foi o rádio, ele falava ao povo, como um verdadeiro Duce.
Para compreender a ascensão do nazismo, na Alemanha, é importante relembrar a derrota da Alemanha na 1 Guerra Mundial, e a humilhação sofrida pelo Tratado de Versalhes, que entre outros pontos obrigava a nação alemã a pagar uma indenização aos países vencedores, além disso, ela ficava impedida de rearmar-se, essas medidas abalaram sobremaneira o nacionalismo do povo alemão.
De 1919 a 1933 é bom relembrar que a Alemanha era uma república, essa República de Weimar, tentou a todo custo salvar a nação economicamente, e quando finalmente as coisas começavam a entrar nos trilhos... a grande Bomba!! O crash de 1929, trazendo em sua esteira: fome, revolta, insatisfação, desemprego, esse caldeirão de angústias foi terreno propício para que chegasse ao poder o Partido Nacional-Socialista, tendo à frente Adolf Hitler.
Ele colocou-se como o "Salvador" do povo alemão, o regime defendia a "superioridade da raça ariana", o antissemitismo (ódio aos judeus, tornaram-se os bodes expiatórios da crise europeia), além da defesa de um "espaço vital", ou seja, conquista de territórios. Com relação a política expansionista alemã, é importante ressaltar que foi justamente esse expansionismo que deflagrou a Segunda Guerra Mundial.
Uma grande característica desses líderes, foi o seu carisma junto às massas. Nos comícios organizados pelos nazistas, eles apareciam uniformizados (perdia-se a individualidade e tornavam-se homens massa),usavam símbolos como a Àguia e a Suástica, uma espécie de cruz em movimento. Esses elementos estavam relacionadas de acordo com alguns estudiosos, à energia e à sexualidade(a Suástica, pode ser vista como um homem e uma mulher num ato sexual), psicologicamente exercia influência sobre as massas, que se excitavam com as aparições e discursos inflamados de seus líderes, e "respondiam aos discursos com palavras de ordem gritadas em uníssono"
Geralmente os comícios eram à noite, onde Hitller aparecia sob refletores, o que lhe conferia uma imagem mais grandiosa e sobrenatural, cantavam-se músicas, hinos oficiais acompanhados de fanfarras.
Uma coisa que surpreende até hoje, foram o uso de "prostitutas reprodutoras" para gerar descendentes arianos, de acordo com alguns pesquisadores, elas mantinham relações sexuais com os soldados alemães e geravam rebentos para o estado.
Com relação a instrução, as crianças alemãs foram submetidas a uma educação militarista, tanto física quanto moral, eram doutrinadas para serem o futuro da Alemanha.
O ensino de História por exemplo, falava do heroísmo do povo alemão, das conquistas dos "inimigos históricos", a Geografia mostrava os territórios e regiões que os nazistas consideravam do povo alemão. Os tentáculos do regime estenderam-se por diversas àreas, a educação foi um instrumento de divulgação e despertar do nacionalismo e do racismo.
A educação feminina, visava a preparação das garotas para serem mães e reprodutoras de filhos saudáveis e arianos Faziam atividades físicas, aprendiam a ler e escrever, tinham aulas sobre sexualidade. Isso com o objetivo de torná-las exímias em economia doméstica e boas geradoras de filhos arianos.
Os nazistas deram uma importância tamanha a gestação, e isso pode ser observado no tratamento que o estado dispensou às mães solteiras, o estado custeava sua subsistência(alimentação e aulas sobre gestação), em troca dessas benesses, ela deveriam entregar seus filhos ao movimento nazista alemão. Vemos aí, que antes mesmo do cidadão ser concebido, seu destino já estava traçado pelo regime.
E, como todo regime totalitário, vários mecanismos de controle foram utilizados para ludibriar às massas. O cinema nazista, por exemplo, é um material importante na análise da ideologia do regime. O Ministério da Propaganda, que na época tinha à frente Goebbels, divulgavam e exaltavam nos filmes a militância nazista entre a juventude. Eram comuns histórias sobre jovens, que teriam morrido nos confrontos contra os comunistas, estes, considerados inimigos em potencial do nazismo alemão.
Por volta dos anos 40, chegaram às telas do cinema alemão, filmes antijudaico, Judeu Eterno, com uma imagem estereotipada dos Judeus, taxando-os de ambiciosos e desumanos. Isso com o claro intuito de despertar no povo "ariano", o desprezo a essa categoria.
Havia ainda, comédias românticas e musicais, tudo com o intuito de expressar os costumes e o modo de vida alemão. O cinema é uma fonte imprecindível para a análise da ideologia desse regime.
É difícil compreender como líderes déspotas e maquivélicos como estes, chegaram ao poder com apoio de uma nação, por isso, é fucral para chegar a esta compreensão, fazer uma leitura do contexto histórico. Líderes Salvadores, costumam emergir em momentos de crise: política, econômica ou social, eles põem-se como o Messias/Redentor.
Fontes:
Projeto Araribá, obra coletiva, 2ed. São Paulo: Moderna, 2007.
http://fottus.com/pessoas/nazismo-100-imagens/
Comentários
"Nazismo" designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o "Terceiro Reich". O nazismo é freqüentemente associado ao fascismo, embora os nazis dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional).
O fascismo é uma doutrina totalitária de extrema-direita desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, e durante seu governo (1922 a 1945). Fascismo deriva de fácil, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.
(By:H.S.A)
Democracia é quando agente manda neles