Pular para o conteúdo principal

O MASSACRE DE TRACUNHAÉM

 

Disponível em: https://www.paraibacriativa.com.br/artista/tragedia-de-tracunhaem/. Acesso: 24/07/22.


Um dia, um mameluco (mistura de indivíduos brancos e índios) chegou a Copaoba (aquele que se alonga), atual Serra da Raiz-PB, buscando acolhida na aldeia do cacique Iniguaçu (rede grande). Fora muito bem acolhido pelo chefe da tribo e toda comunidade. Mas o tal do mameluco pela filha do cacique se apaixonou, era uma bela índia chamada Iratembé, mais conhecida como “lábios de mel”. Pediu-a logo em casamento, mas o pai da moça colocou uma condição – em hipótese alguma, eles podiam ir embora da aldeia - o acordo foi aceito, a união do casal aconteceu.


Mas certo dia o mameluco teve um plano, fugir da aldeia e ir embora para Olinda, onde sua família residia. Aproveitando que o cacique e os cunhados foram caçar, pegou a sua amada Iratembé e em Olinda foram morar. Quando o pai da moça retornou da caçada tomou conhecimento que sua linda filha fora raptada.

Depressa chamou os irmãos da moça e deu ordens para que fossem buscá-la. Os irmãos obedeceram, foram para Olinda e lá falaram com o conhecido o governador Antonio Salema que deu ordens para que o mameluco devolvesse a índia à sua gente. E assim foi feito.

No caminho para a casa, os irmãos com a índia Iratembé resolveram repousar no Engenho Tracunhaém, localizado na atual Goiânia, ficava lá na Capitania de Itamaracá. No engenho que ficaram, o proprietário Diogo Dias, quando viu a jovem Iratembé, não resistiu aos seus encantos, aconteceu o inevitável, apaixonou-se pela índia e escondeu-a das vistas dos irmãos.

Desiludidos, os dois índios voltaram para suas terras e deram a triste notícia ao velho cacique Iniguaçu - a linda jovem Iratembé fora escondida pelo rico proprietário Diogo Dias.  O cacique não deixou por menos, ainda enviou emissários na tentativa de conseguir a liberação de sua filha, mesmo assim não teve sucesso.




Engenho do período colonial.

Disponível em: http://multiploscaminhos.blogspot.com/2016/08/brasil-colonial-producao-de-acucar.html. Acesso: 24/07/22.

 De forma que, incentivado pelos franceses, organizou um ataque à propriedade de Diogo Dias a fim de resgatar a jovem índia. Em torno de quase dois mil índios invadiram o engenho de Diogo Dias, mataram mulheres, agregados, brancos e negros e atearam fogo no engenho.

Alguns relatos nos dizem que foram em torno de 600 vítimas daquela carnificina, nem os animais escaparam. Temendo que a revolta se espalhasse as autoridades comunicaram ao reino de Portugal sobre o massacre de Tracunhaem, o rei D. Sebastião temendo algo pior, determinou que se criasse uma nova capitania, desmembrada de Itamaracá, a nova capitania recebeu o nome de Capitania real da Paraíba em 1574, mas a conquista da mesma que se deu debaixo de muitas guerras, só ocorreu em 1585.

Foi preciso cinco expedições para dominar o território paraibano, os portugueses conseguiram lançando a discórdia entre os índios Potiguaras e Tabajaras, unindo-se aos Tabajaras fizeram um acordo de paz no dia 5 de agosto de 1585, data de fundação da Capitania Real da Paraíba.


Fontes consultadas: 

ALMEIDA, Horácio. História da Paraíba. Tomo I. 2 ed. João Pessoa: UFPB, 1978.

MELLO, José Octávio de Arruda. História da Paraíba. 10 ed. João Pessoa: A União, 2008.

CAMPOS FILHO, Vicente. O massacre de Tracunhaém e a fundação da Capitania da Paraíba. [folheto] João Pessoa, 2007.

CAMPOS FILHO, Vicente. A conquista da Paraíba. [folheto]. João Pessoa.

Paraíba Criativa-  https://www.paraibacriativa.com.br/artista/tragedia-de-tracunhaem/. Acesso: 24/07/22.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anayde Beiriz “olhos de pantera dormente” (Lidiana Justo)

     Ao longo da história, vimos surgir grandes vultos femininos que deixaram seu legado de luta, de ruptura, de desafios à moral machista e burguesa. Seja na luta pelo voto feminino, em um corte de cabelo, no uso de uma minissaia ou por recusar-se a não se casar, ter filhos, enfim, atitudes aparentemente simples, mas que repercutiram no tempo delas.    Anayde Beiriz nasceu na Parahyba, no dia 18 de fevereiro de 1905. Terminou seus estudos na Escola Normal, e participou em 1925 de um concurso de beleza patrocinado pelo Correio da Manhã e lecionou em Cabedelo, numa aldeia de pescadores.    Foi uma mulher que quebrou tabus na provinciana cidade parahybana, professora, poetisa, uma mente brilhante e inquieta. Usava cabelos curtos a La garçonne , pintava suas madeixas, usava batom, fumava... Em uma época na qual as mulheres de "recato" não podiam sair às ruas, ela ousava e saia sozinha, sem acompanhantes e,  para completar, usava roupas provocantes e decotadas. Uma moça muito at

A História da Cabeleira: Rupturas, Mudanças e Tendências atuais. Lidiana Justo

    Gosto de observar os comportamentos e aprender, convivendo com os meus queridos pré-adolescentes e adolescentes, além de adultos que acham que são adolescentes humm... Perceberam a Juba do Leão? E o topetinho charmoso   do Elvis? O cabelinho de cuia dos Beatles? Ahh.. Tem a excêntrica Amy Winehouse? Eu prefiro os meus, rsrs...      Tendo como musos (pode? Ah...) e musas inspiradoras, meus alunos e jovens no geral. Procurei atentar, para a nova onda Moicana do momento, Emo e misturas loucas e psicodélicas de cores, uau!! Vocês são demais!      O historiador Marc Bloch  definiu a História como ciência que estuda a presença do homem na terra. Concordo com o cara, e trago os cabelos do homem, como objeto de curiosidade e investigação deste estudo. Se observarmos, ao longo da historia os cabelos, sempre foram objeto de grande atenção. Não acreditas?. Então veja: ·         Sansão por exemplo, um Gezireu, guardava poderes nas suas longas madeixas que sob hipótese alguma, poderi

A mobilete Poderosa, do Eliab... xiii hoje rendeu, viu!!

Hoje, na aula, percebi que a turma tava que tava!! Todo mundo aprovou enquete, parabéns ao mestre Chiquinho e ao mestre Josielho, que, por sinal, estão ganhado em disparada. De acordo com os votantes, estes são os mais participativos das aulas de história. Bom, acho que todos, inclusive as meninas conversadoras, rsrs... elas são e participativas,mas, vez por outra, tenho que dizer:  Acorda, Rafinha!! Presta atenção Deysilane ou Deysilene  as gêmeas que nunca sei quem é quem!! Ou meninas, desencosta da parede, parecem caranguejos!!  Nossa, vocês são muito especiais, apesar das minhas broncas necessárias, hein?! Parece que hoje Josielho, hoje, estava falando coisa com coisa. Ei menino, o que aconteceu, hein? Xiii... o Edberto zoou e tudo, esse Betinho, caladinho e vergonhoso, sai com cada uma. A Rafa, foi intimada para sentar-se pertinho da Profa. quero só ver se ela vai mimi, ou ficar nas revistinhas de horóscopo, nã... O Pedrinho quis ficar no fundão, humm... nem pense nisso viu