Pular para o conteúdo principal

Anos Insanos e Anos de Crash

Segunda-feira  discutimos, em sala de aula, como a crise de 1929 afetou a economia Global, trazendo a Depressão não só na  economia, mas depressão nas sociedades que viram-se afetadas pelo Crash da Bolsa de NY, que ficou conhecido como  a "quinta-feira negra", termo utilizado na época por jornais como New york Times, para caracterizar a crise que assolou o capitalismo nos idos anos de 1929.




Mas... nos Anos 1920: Anos Dourados!!

Tudo parecia caminhar tão bem, estavam no pós-guerra, a economia europeia entrava aos poucos nos eixos, e retomava novamente sua produção industrial. É tanto que, já em 1920, os países europeus estavam vivendo em estabilidade e desfrutando de relativa prosperidade. Isso pode ser refletido nas artes, nas músicas e danças.
A forma de  conceber o mundo também mudou, tínhamos uma arte mais questionadora, denunciadora da passividade do indivíduo e crítica das máquinas.

Eram tempos novos, ares de liberdade e mudanças!
Os EUA, que por sinal saíram da Primeira Guerra como a maior potência mundial, viviam o American Way Life, os anos felizes e, esse "modo de vida americano", foi cobiçado por todos. Prosperidade e otimismo, eram marcas da sociedade americana.

Teve o sucesso da rádio, que entrava nos lares divulgando ideias e a música da moda, na época, o que fazia a cabeça da turma era o ritmo  charlleston, um ritmo caracterizado "por movimentos para os lados  a partir dos joelhos", havia ainda o Foxtrot e o Tango

E, como disse Nuno Severino Teixera: "Nos cabarés o mundo elegante acotovelava-se, ouve o Jazz, dança o charlleston e bebe o champgne, de preferência francês".
Não podemos esquecer do cineminha, que, na época, apresentava filmes mudos. E, Hollywood, destacava-se como maior produtora de filmes, o cinema mudou a cultura e os costumes da sociedade. Em 1927, foi exibido o primeiro filme falado "The Jazz Singer".


"Anos loucos", "Anos Dourados", esses termos  revelam-nos que eram de fato, anos de mudanças, de progresso, viam-se mudanças nas roupas das moças que encurtavam as saias e até nos cortes de  cabelos,  a la garçonne!! 
As mulheres conquistavam o mercado de trabalho e deixavam de ser a famosa "fada do lar". Conquistavam o direito ao voto, além de fumar e frequentar lugares noturnos.



Mas, a crise chegou e abalou. 1929.

A queda da Bolsa de Valores de NY, "local onde [eram] negociados papéis de empresas e do governo, ações ou títulos"(2007), simplesmente despencou no dia, 24 de outubro de 1929.  E isso foi motivado por fatores como: concentração de riquezas nas mãos de poucos, descompasso entre crescimento de salários e o aumento dos lucros, concorrência que a Europa passou a fazer com os EUA, no mercado internacional e, por último, a crise agrícola. Isso tudo provocou o que chamamos: Superprodução, muita oferta e pouca procura.

Muitos faliram do dia para noite, inúmeros foram os casos de empresários que cometeram suicídio, especificamente naquele dia, foram registrados em torno de 11 suicídios.

Muitos países foram atingidos pela crise, tendo em vista que, na época, as economias estavam interligadas umas às outras, a Alemanha (que se recuperava economicamente, viu os EUA, cancelarem seus investimentos no país) foi o país que mais sofreu os efeitos devastadores da crise, a onda de desemprego no país gerou revolta, a inflação  provocou o desespero da população alemã.

O Brasil, inclusive, foi atingido diretamente pela crise, pois os EUA cancelaram a importação do café. Muitos cafeicultores viram-se em desespero. Recorrendo ao governo, que, por sua vez, comprava e queimava as sacas de café para valorizar o preço no mercado.
Vale salientar que a URSS não foi atingida pela crise pois, era uma nação socialista, e  tinha um comércio insignificante em comparação com os países capitalistas.





Fonte: http://veja.abril.com.br/historia/
http://www.slideshare.net/serbernardo/os-loucos-anos-20

Projeto Araribá; obra coletiva. São Paulo: editora moderna. 2ed., 2007.

Comentários

Hérica Santana disse…
? num posso comentar nesse tema...
oc me excluiu! bua!
oh>>>"Segunda-feira, discutimos em sala de aula"...
Num tistxi sua aula!!! buaaa!!! mais bem q queria assistir uma boua aula... hehe
owow, princesa não fica triste!! inclui vc tbm faz de conta!
minha eterna aprendiz, bjss
Lidiana

Valeu pela participação em ser seguidora em meus espaços interativos!!!!!!

Abraços de montão.

Luiz Reginaldo
Também abordei esse tema em meu blog, o Pistas da História, se puder acessar e também dar sua opinião.
Tomei como base o livro A Era dos Extremos de Eric Hobsbawn para escrever meu post.
Gostei da abordagem, abraço.
Hérica Santana disse…
hehe... ;) vou comentar pq ainda me lenbro desse assunto é maneiro!!! rsrsrs

Na verdade houve uma superprodução de mercadorias e causou um colapso Norte-Americana o manto do desenprego cobriu toda a Ámerica aqui no Brasil tivemos q queimar café, como vc citou!
Os Estados Unidos passaram a emprestar dinheiro ao demais países, q depois retornava á
Norte-Americana. Com isso a produção cresceu de maneira impressionante. Já em 1929, um de kda seis Norte-Americanos tinham carro.

Isso representou uma enorme quedaaaaaa na economia, na verdade um verdadeiro colapso, teve alguns q
foram tão espertos q retiraram o dinheiro depressa antes q se alastrasse como meu autor querido " Charles Chaplin" e varios outros
hehe!!! a melhor parte!!!

1920 considerados anos loucos... huahua!!!
a riqueza a mola propulsora do captalismo, tratava-se da cultura do prazer sem limites. mas aos poucos essa cultura começou a desmoronar...em fim.. (dinheiro quente / dinheiro
facil).... hehe

Espero ter comentado ao alcance do seu conhecimento!hehe bjoks!
Irmão Diego disse…
Bom c/ relação a crise d 1929 foi um momento q a humanidade passou q foi muito dificil onde nós vimos muitos suicidios d empresários por perderem sua fortuna por causa da crise onde nós vimos a grande desvalorização do mercado em meio ao mercado internacional mundial onde nós vimos grande desespero d inumeros empresários pela perda d sua fortuna!!!!!!!!!!!!!!
betinho disse…
É essa crise afetou toda há humanidade onde muitos empresários que faliram estavam causando suicidios depois disso teve também a desvalorizaçao da moeda essa crise afetou realmente todos.
muito bem meus queridinhos, fizeram bem a lição de casa. Continuem assim!!

Postagens mais visitadas deste blog

Anayde Beiriz “olhos de pantera dormente” (Lidiana Justo)

     Ao longo da história, vimos surgir grandes vultos femininos que deixaram seu legado de luta, de ruptura, de desafios à moral machista e burguesa. Seja na luta pelo voto feminino, em um corte de cabelo, no uso de uma minissaia ou por recusar-se a não se casar, ter filhos, enfim, atitudes aparentemente simples, mas que repercutiram no tempo delas.    Anayde Beiriz nasceu na Parahyba, no dia 18 de fevereiro de 1905. Terminou seus estudos na Escola Normal, e participou em 1925 de um concurso de beleza patrocinado pelo Correio da Manhã e lecionou em Cabedelo, numa aldeia de pescadores.    Foi uma mulher que quebrou tabus na provinciana cidade parahybana, professora, poetisa, uma mente brilhante e inquieta. Usava cabelos curtos a La garçonne , pintava suas madeixas, usava batom, fumava... Em uma época na qual as mulheres de "recato" não podiam sair às ruas, ela ousava e saia sozinha, sem acompanhantes e,  para completar, usava roupas provocantes e decotadas. Uma moça muito at

A História da Cabeleira: Rupturas, Mudanças e Tendências atuais. Lidiana Justo

    Gosto de observar os comportamentos e aprender, convivendo com os meus queridos pré-adolescentes e adolescentes, além de adultos que acham que são adolescentes humm... Perceberam a Juba do Leão? E o topetinho charmoso   do Elvis? O cabelinho de cuia dos Beatles? Ahh.. Tem a excêntrica Amy Winehouse? Eu prefiro os meus, rsrs...      Tendo como musos (pode? Ah...) e musas inspiradoras, meus alunos e jovens no geral. Procurei atentar, para a nova onda Moicana do momento, Emo e misturas loucas e psicodélicas de cores, uau!! Vocês são demais!      O historiador Marc Bloch  definiu a História como ciência que estuda a presença do homem na terra. Concordo com o cara, e trago os cabelos do homem, como objeto de curiosidade e investigação deste estudo. Se observarmos, ao longo da historia os cabelos, sempre foram objeto de grande atenção. Não acreditas?. Então veja: ·         Sansão por exemplo, um Gezireu, guardava poderes nas suas longas madeixas que sob hipótese alguma, poderi

A mobilete Poderosa, do Eliab... xiii hoje rendeu, viu!!

Hoje, na aula, percebi que a turma tava que tava!! Todo mundo aprovou enquete, parabéns ao mestre Chiquinho e ao mestre Josielho, que, por sinal, estão ganhado em disparada. De acordo com os votantes, estes são os mais participativos das aulas de história. Bom, acho que todos, inclusive as meninas conversadoras, rsrs... elas são e participativas,mas, vez por outra, tenho que dizer:  Acorda, Rafinha!! Presta atenção Deysilane ou Deysilene  as gêmeas que nunca sei quem é quem!! Ou meninas, desencosta da parede, parecem caranguejos!!  Nossa, vocês são muito especiais, apesar das minhas broncas necessárias, hein?! Parece que hoje Josielho, hoje, estava falando coisa com coisa. Ei menino, o que aconteceu, hein? Xiii... o Edberto zoou e tudo, esse Betinho, caladinho e vergonhoso, sai com cada uma. A Rafa, foi intimada para sentar-se pertinho da Profa. quero só ver se ela vai mimi, ou ficar nas revistinhas de horóscopo, nã... O Pedrinho quis ficar no fundão, humm... nem pense nisso viu