Pular para o conteúdo principal

Ethel e Ernest, uma animação apaixonante!

 

 


Na vida a dois há sempre uma pausa para uma xícara de chá.

Foi assim na história do casal “Ethel e Ernest”, animação lançada pela Netflix, em 17 de fevereiro de 2022. Baseada na HQ do escritor e ilustrador Raymond Briggs (filho dos personagens). O filme nos convida a adentrar a casa do apaixonante casal para sermos tocados por sentimentos como companheirismo, afeto, cuidado, inocência e muito amor.

O romance de Ethel e Ernest iniciou-se por volta de 1928, quando Ethel, mulher sensível e conservadora, era dama de companhia de uma abastada senhora londrina, tendo aprendido em seu cotidiano a apreciar o luxo e a etiqueta. Por outro lado, Ernest, era um homem de hábitos simples, trabalhava como entregador de leite e votava no Partido Trabalhista. E sim, eles eram o oposto um do outro. Mas isso não foi empecilho para o amor.

E como iniciou o romance do casal? 

Ah, o romance iniciou de uma forma um tanto inusitada. Certo dia, Ethel estava em seu trabalho fazendo a limpeza da casa e abanou um lenço branco pela janela a fim de sacudir a poeira. Naquele momento, o leiteiro Ernest, estava passando pela rua, e, ao deparar-se com a cena, interpretou-a como um aceno carinhoso de Ethel para ele.

 

 

Entusiasmado, não demorou para que convidasse Ethel para ir ao cinema. Da ida ao cinema para o pedido de casamento, não demorou tanto tempo. Ernest tinha pressa de fazer sua adorada Ethel feliz. Casaram-se e iniciaram uma jornada a dois marcada por desafios e inúmeras conquistas.

Uma das coisas que chamou atenção na animação foi o cotidiano do casal, que tinha como "pano de fundo" as mudanças tecnológicas/históricas pelas quais passava o mundo nos idos 1928 a 1971, mudanças que foram mostradas na animação sob a perspectiva do núcleo familiar de forma bastante sutil, mas, ao mesmo tempo,  impuseram-se como algo inevitável na então história social londrina.

Os eventos históricos e as transformações ocorridas na Inglaterra (diga-se, berço da Revolução Industrial), são de encher os olhos do telespectador apaixonado pela história. Na cena de um avião cortando a cidade de Londres, em 1928, pode-se observar as casas londrinas de telhados escuros e com chaminés, bem como um "double deckers", típico ônibus de dois andares de cor vermelha da "London Genral Omnibus Company". 

 


O progresso era irreversível, o mundo se modificava. Eram tempos das grandes invenções. O que dizer da praticidade trazida pela eletricidade? 

A mobília da casa se modificava para receber as inovações, tais como a geladeira, Tv, rádio e o telefone, dentre outras inovações do século XX. E, em meio a essas mudanças, é possível perceber que Ernest, mais liberal, verdadeiramente apreciava os ares de modernidade, enquanto Ethel, conservadora, demonstrava desconfiança em relação aos novos tempos.

A propósito, é importante registrar que Raymond Briggs, lançou um olhar sereno sobre o posicionamento conservador de sua mãe. Evidenciando sensibilidade na compreensão do lugar social ocupado pela mesma. Para Ethel, bem que o filho poderia "ser um  chefe, um médico, mas decidiu ser artista cabeludo e assim nunca vai se sustentar" disse certa vez a Ernest.

 


Mas, a II Guerra Mundial, foi um dos momentos mais tensos da história do casal, tiveram que deixar o  filho adorado na casa das tias e conviver com o distanciamento, bem como com os horrores da guerra que modificou a paisagem da capital britânica- bombardeios de residências, incêndios, sirenes e equipes de bombeiros preparadas para conter o avanço dos incêndios.

As notícias chegavam via rádio, veículo de comunicação que também anunciou o lançamento da bomba de Hiroshima e o final da guerra. Raymond Briggs, mostrou, nesse momento do lançamento da bomba na cidade japonesa, a indiferença dos pais em relação a este acontecimento aterrorizante, comportamento este que acreditamos que seria diferente se eles pudessem visualizar a catástrofe, através das imagens ou vídeos, mas que foram transmitidos pelo rádio, não tendo o mesmo impacto que a televisão.

Eram todos sobreviventes da devastadora guerra e o tempo era implacável, o filho artista casara-se com uma mulher esquizofrênica, não podiam ter filhos. Ethel, em especial, teve que se acostumar com a ideia de que não seria avó. Mas o casal não se deixou abater. A vida possuía seus encantos, o amor era o fio condutor da família.

É preciso dizer que a guerra acentuou as inovações tecnológicas- a massificação do telefone, a TV e a chegada do homem a lua foram progressos do pós-guerra. Certo dia, Ernest, chegou em casa dirigindo um automóvel da firma de leite onde trabalhava, pois a antiga carroceria fora substituída pelo carro elétrico. E Ethel, sempre cautelosa e avessa às mudanças, não perdeu a oportunidade de alertar: "Espero que você não perca o controle".

 

 

Mas não pense o leitor que Ernest não teve seus momentos de estranhamento que ocorreu quando o mesmo ficou sabendo pelo jornal que seu partido lançaria o nome de Margareth Thatcher, uma mulher de 25 anos, para a Câmara dos Comuns por Dartford (Distrito majoritariamente trabalhista).

 O fato é que a vida seguiu um caminho que não foi o programado por Ethel e muito menos idealizado por Ernest, no que tange ao universo político. O filho formara-se em artes e conseguiu ascender profissionalmente na carreira que escolheu, embora não tenha sido algo desejado por Ethel, por ainda estar presa aos padrões de sua geração, a mesma pode contemplar o sucesso profissional de seu filho. As transformações ocorridas no século XX  promoveram o surgimento de novas profissões, ao mesmo tempo em que extinguiu outras carreiras.

Em determinado momento da narrativa as mudanças tecnológicas/comportamentais já não assombravam  mais o casal, nem os faziam encher os olhos com as novidades. Ethel e Ernest experienciaram o envelhecer juntos, era uma outra fase da vida. E embora tenham vivido intempéries e limitações, algo especial nos toca, enquanto amantes de uma boa história- o companheirismo/amor do casal, respeito e a singeleza nos traços de Raymond Briggs, ao nos presentear com uma das mais belas histórias de amor vivenciada pelos seus pais, Ethel e Ernest, os quais sempre tinham tempo para tomarem uma xícara de chá.

Fica ao leitor o convite para assistir a animação, recomendo que peguem os lencinhos, pois é emocionante!

 


 

 

 

Leia mais sobre o tema em:

Um outro lado de Ethel e Ernest- https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/03/25/um-outro-lado-de-ethel-e-ernest-filme-resgata-nosso-passado-tecnologico.htm . Disponível em: 28/02/2022.

 

Ethel e Ernest- https://espalhafactos.com/2018/03/16/monstra-ethel-ernest-critica/ . Disponível em: 28/02/2022.

 

 

 

 

 

 

Comentários

Preciso reservar um tempo para assistir o romance de Ethel e Ernest! Parabéns pelo Blog Lidiana!
Lee Justo disse…
Reserve mesmo, Nadirjane. Você não vai se arrepender. Obgda por passar por aqui. Abraços!!

Postagens mais visitadas deste blog

Anayde Beiriz “olhos de pantera dormente” (Lidiana Justo)

     Ao longo da história, vimos surgir grandes vultos femininos que deixaram seu legado de luta, de ruptura, de desafios à moral machista e burguesa. Seja na luta pelo voto feminino, em um corte de cabelo, no uso de uma minissaia ou por recusar-se a não se casar, ter filhos, enfim, atitudes aparentemente simples, mas que repercutiram no tempo delas.    Anayde Beiriz nasceu na Parahyba, no dia 18 de fevereiro de 1905. Terminou seus estudos na Escola Normal, e participou em 1925 de um concurso de beleza patrocinado pelo Correio da Manhã e lecionou em Cabedelo, numa aldeia de pescadores.    Foi uma mulher que quebrou tabus na provinciana cidade parahybana, professora, poetisa, uma mente brilhante e inquieta. Usava cabelos curtos a La garçonne , pintava suas madeixas, usava batom, fumava... Em uma época na qual as mulheres de "recato" não podiam sair às ruas, ela ousava e saia sozinha, sem acompanhantes e,  para completar, usava roupas provocantes e decotadas. Uma moça muito at

A História da Cabeleira: Rupturas, Mudanças e Tendências atuais. Lidiana Justo

    Gosto de observar os comportamentos e aprender, convivendo com os meus queridos pré-adolescentes e adolescentes, além de adultos que acham que são adolescentes humm... Perceberam a Juba do Leão? E o topetinho charmoso   do Elvis? O cabelinho de cuia dos Beatles? Ahh.. Tem a excêntrica Amy Winehouse? Eu prefiro os meus, rsrs...      Tendo como musos (pode? Ah...) e musas inspiradoras, meus alunos e jovens no geral. Procurei atentar, para a nova onda Moicana do momento, Emo e misturas loucas e psicodélicas de cores, uau!! Vocês são demais!      O historiador Marc Bloch  definiu a História como ciência que estuda a presença do homem na terra. Concordo com o cara, e trago os cabelos do homem, como objeto de curiosidade e investigação deste estudo. Se observarmos, ao longo da historia os cabelos, sempre foram objeto de grande atenção. Não acreditas?. Então veja: ·         Sansão por exemplo, um Gezireu, guardava poderes nas suas longas madeixas que sob hipótese alguma, poderi

A mobilete Poderosa, do Eliab... xiii hoje rendeu, viu!!

Hoje, na aula, percebi que a turma tava que tava!! Todo mundo aprovou enquete, parabéns ao mestre Chiquinho e ao mestre Josielho, que, por sinal, estão ganhado em disparada. De acordo com os votantes, estes são os mais participativos das aulas de história. Bom, acho que todos, inclusive as meninas conversadoras, rsrs... elas são e participativas,mas, vez por outra, tenho que dizer:  Acorda, Rafinha!! Presta atenção Deysilane ou Deysilene  as gêmeas que nunca sei quem é quem!! Ou meninas, desencosta da parede, parecem caranguejos!!  Nossa, vocês são muito especiais, apesar das minhas broncas necessárias, hein?! Parece que hoje Josielho, hoje, estava falando coisa com coisa. Ei menino, o que aconteceu, hein? Xiii... o Edberto zoou e tudo, esse Betinho, caladinho e vergonhoso, sai com cada uma. A Rafa, foi intimada para sentar-se pertinho da Profa. quero só ver se ela vai mimi, ou ficar nas revistinhas de horóscopo, nã... O Pedrinho quis ficar no fundão, humm... nem pense nisso viu